Trade na Mão

8 passos para se tornar um profissional no Day Trade

Os primeiros passos de um iniciante no Day Trade tem como tendência oscilar muito entre diversos erros e acertos dia após dia. Dessa maneira, muitas vezes a pessoa que acabou de iniciar sua trajetória nesse tipo de renda variável acaba desistindo no meio do processo, e acaba largando o que pode ser uma boa maneira de conquistar uma renda extra, ou mesmo se tornar profissional no mercado financeiro e conseguir trabalhar somente em sua própria casa.

De fato, quando se opera com Day Trade, deve-se estar atento a todas as movimentações de mercado, pois, apesar de ser uma rápida maneira de se obter resultados no mercado financeiro, esse tipo de investimento acaba sendo muito complexo. Dessa forma, devemos entender cada uma das estratégias que podem ser utilizadas, para que assim se encaixe da melhor maneira em sua forma de ganhar dinheiro.

Nesse ínterim, o perfil que mais condiz com essa forma de lucrar é o de uma pessoa agressiva, que deve se doar a todo momento para estudar e aprender mais sobre análises gráficas e fundamentalistas que podem auxiliar nas estratégias para obtenção de lucros.

No entanto, o trader deve estar pronto também para perdas no caso de análises ou estratégias mal traçadas que podem dar errado. Dessa forma, o especialista Rodnei Dias criou oito importantes passos para que um iniciante consiga se tornar um profissional no Day Trade.

1º passo: Entender o que é day trade

O primeiro passo é entender o que é o Day Trade, e o que o profissional desse tipo de investimento faz. Isso é, buscar conhecer mais o tipo de operação que deve ser feito por quem atua na área, como traçar e desenvolver estratégias para poder analisar de que maneira obter ganhos e diminuir mais e mais suas perdas.

2º passo: Você realmente quer atuar no day trade?

A pergunta parece ter uma resposta óbvia, no entanto, não é bem assim. Quem atua na área de operações na bolsa de valores, principalmente no Day Trade, precisa ter a noção de que são necessárias horas em frente ao computador, analisando gráficos, estudando métodos de negociar o ativo e continuar observando toda a operação em seu decorrer.

Por isso, é importante conseguir responder esta pergunta de maneira prática e objetiva, para decidir se realmente essa é a área de atuação que mais faz sentido para o seu perfil profissional.

 3º passo: Planejamento

Quando falamos sobre planejamento, não é sobre qual a sua meta de ganhos, e sim, como planejar e traçar estratégias para conquistar os objetivos. Isso é, quantas horas do dia ou da semana serão dedicadas para estudar o Day Trade, como as análises serão feitas, se é ideal efetuar treinamentos em algum tipo de simulador, ou mesmo aprender junto de algum amigo.

Ou seja, definir um cronograma para não deixar nada para trás e conseguir começar de algum lugar sem acabar ficar perdido em alguma etapa. Lógico, em algum momento de sua experiência, ideias podem mudar e trilhar caminhos diferentes é importante, no entanto, deve-se sempre seguir um planejamento para fazer o trade funcionar.

4º passo: Aprender

Quando o especialista em Day TradeRodnei Dias, fala sobre aprender, ele fala sobre três importantes pilares para se tornar um bom trader. São eles:

  • Técnica: identificar o momento exato de entrar em uma operação e como conquistar ganhos no ativo.
  • Controlar os riscos: saber controlar a maneira como operar durante o Day Trade, isso é, sempre comprar ou vender com valores fixos, para que no momento que ocorra uma perda, não seja um prejuízo tão grande para o trader.
  • Plano de Trade: conseguir traçar metas diárias, semanais, identificar quanto se pode perder em cada operação feita para conseguir administrar de uma maneira certeira sua conta corrente na sua corretora.

5º passo: Treinar

No quinto passo, é importante que o trader comece a treinar e colocar em prática tudo aquilo que foi estudado, seja por cursos, vídeos no YouTube, ou mesmo estudos de artigos e livros de maneira autodidata.

É importante que esses treinos sejam feitos de maneira constante, uma vez que de um dia para o outro o mercado pode sofrer drásticas alterações, e uma estratégia que anteriormente funcionava pode estar obsoleta.

6º passo: Planejar

Depois de efetuar os cinco primeiros passos, o trader novamente deve se planejar. No entanto, de uma maneira um pouco diferente do método da terceira etapa. Agora, devemos pensar em quanto será investido mensalmente para nossa trajetória no Day Trade.

Ou seja, quanto iremos economizar mensalmente para usar nas operações, o valor que será utilizado para poder efetuar treinamentos, e novamente, o tempo que será depositado durante essa rotina. Uma dica de Rodnei Dias é fazer com que esse plano não seja de curto prazo, e sim algo recorrente, de pelo menos seis meses, que é considerado um planejamento de médio prazo dentro do Day Trade.

7º passo: Execução

No penúltimo passo,  é hora de começar a executar tudo o que foi feito anteriormente. O planejamento feito, todas as técnicas e estratégias aprendidas devem ser colocadas em prática, para que dessa forma você possa medir se realmente funcionam.

É importante que nesse momento o trader tenha estatísticas de quantas operações trazem ganhos e perdas diariamente, as estratégias que funcionam mais e as que acabam tendo mais margem de erro, para poder se adaptar de outra forma de atuar no Day Trade.

O sétimo passo deve ser feito de maneira contínua, para que sua análise sempre possa ser mais efetiva conforme o tempo até encontrar a maneira ideal de fazer operações de Day Trade.

8º passo: Transição para conta real

Após seguir todos os passos, chega o momento de começar a atuar no Day Trade de maneira verídica. Isso é, parar de efetuar apenas treinamentos no simulador e passar a analisar gráficos diariamente. Esse é o passo mais importante, pois após todo o período de treinamento, é nessa hora que é possível de fato perceber se as técnicas aprendidas durante todo o tempo de estudo realmente funciona.

O simulador e o gráfico real apesar de parecidos, contam com algumas diferenças, no entanto, caso suas estratégias não funcionem da maneira esperada, é necessário que o trader volte aos treinamentos para conseguir masterizar suas técnicas e conquistar todos os objetivos.

Trade na Mão ◦ Todos os direitos reservados © 2022