Trade na Mão

Como operar dólar futuro no day trade

Day Trade é um tipo de negociação do mercado financeiro que visa o lucro a partir da oscilação de preço de um determinado ativo em operações feitas no mesmo dia.

Dessa forma, comparada com outras maneiras de negociar na bolsa de valores, o Day Trade costuma dar ganhos em um curto período para o trader. Tendo isso em vista, o dólar futuro é uma boa maneira de encontrar rentabilidade a curto prazo.

De fato, ao começar a operar Day Trade é necessário que o trader mantenha toda a atenção para os gráficos analisados, observando todo tipo de movimentação dos candles, seja em um aumento de valores do ativo examinado ou mesmo a queda deste produto, uma vez que dessa maneira seja possível definir o momento exato da compra ou venda da operação.

De certa forma, uma das principais operações do Day Trade é o dólar futuro, que funciona de uma maneira diferente da moeda de câmbio adquirida para turismo, por exemplo.

O que é o dólar futuro?

dólar futuro nada mais é que um produto do mercado financeiro, isso é, com um funcionamento diferente da aquisição da moeda da casa de câmbio, uma vez que esse tipo de investimento não é convertido em dinheiro em espécie. Esse tipo de ativo, na verdade, é operado em forma de contratos que são projetados a partir de futuros contratos do dólar comercial.

No entanto, deve-se saber como em todo tipo de contrato, esse tipo de negociação tem um período para acontecer, todavia, o pagamento só ocorre no final do vencimento da transação.

Dessa forma, caso o dólar futuro esteja acima do valor de mercado no momento da venda do ativo, o comprador acaba se beneficiando da aquisição. Porém, se a moeda estiver desvalorizada ao fim da operação, quem acaba lucrando é o vendedor.

dólar futuro não é uma moeda física que pode ser utilizada em mercados americanos, por exemplo, e sim um título comprado que pode ou não valorizar em momentos posteriores.

Assim sendo, para operar esse tipo de ativo, deve-se analisar cotações monetárias atuais, mas também observar prováveis cenários, assim vendo se vale ou não a pena efetuar o investimento.

Agora, você já sabe o que é o dólar futuro e como ele funciona, porém, devemos ressaltar a importância de que esta não deve ser a única forma de operar dentro do mercado financeiro, e sim uma nova maneira de diversificar seus investimentos.

Quais estratégias usar para operar dólar futuro no Day Trade?

Segundo o especialista Ródnei Dias, existem algumas estratégias que devem ser seguidas para conseguir identificar os momentos corretos para compras e vendas do dólar futuro durante uma operação no Day Trade. Entre elas estão os indicadores:

  • Ajuste: Verificar o ajuste do preço do dólar é muito importante, pois a linha fica durante todo o pregão no mesmo valor, isso é, das 9 horas da manhã até as 16 horas, um mesmo preço fixado se mantém. Após este horário, o valor é alterado até as 18 horas.

    Dependendo do software utilizado para a análise dos gráficos, é possível colocar uma linha de apoio fixa no ajuste para que seja possível observar com mais facilidade.
  • Abertura: após selecionar a linha de ajuste, o trader deve selecionar mais uma linha, chamada abertura. Este traçado indica o preço no momento em que o mercado foi aberto, ficando numa posição fixa até o final do dia.
  • VWAP: o terceiro indicador é o VWAP, sigla para Preço Médio Ponderado Por Volume (Volume Weighted Average Price, em inglês). Ele funciona para ponderar o volume para cima ou para baixo no valor do ativo, como se fosse uma média móvel que pode ser observada durante todo o dia.

Como usar esses indicadores?

Segundo Rodnei Dias, caso o preço do dólar esteja acima dos três indicadores, é considerado que o ativo está em uma tendência de alta, no entanto, essa análise não tem a ver com a tendência de alta do gráfico de altos e fundos observado normalmente.Seguindo a análise e ponderando as três linhas, o trader deve buscar comprar o dólar futuro

No entanto, a compra não deve ocorrer quando o preço está em alta, e sim quando ocorre um movimento chamado pull back, que é o movimento de correção do valor do ativo para baixo. Entretanto, vale ressaltar que esse tipo de ação só deve ocorrer caso o valor esteja acima dos três indicadores.

Caso o preço do dólar esteja abaixo dos três indicadores, o termo utilizado é tendência de baixa. Dessa forma, o trader deve seguir o caminho contrário, e buscar vender o dólar futuro

A venda do dólar futuro deve ocorrer quando o movimento de pull back seja feito de maneira inversa, ou seja, o valor vai subir de maneira considerável, para que dessa forma, caso siga a tendência analisada, o ativo rompa o fundo do gráfico. Além dessas duas condições, ainda temos uma terceira possibilidade.

Essa terceira condição ocorre quando o preço está entre os indicadores. Isso é, podendo ficar entre o ajuste e o VWAP, ou entre o VWAP e a abertura do dia. Neste caso, o mercado é considerado consolidado. 

Caso o mercado esteja consolidado, o primeiro cenário explicado por Rodnei Dias é comprar o rompimento de fundo do valor do dólar futuro, que é completamente o contrário do que deve ser feito caso o mercado esteja em tendência de baixa. Neste momento, devemos traçar uma linha de suporte e esperar que o preço do ativo volte a ultrapassá-la depois de cair abaixo dela.

Neste mesmo cenário, caso o trader esteja interessado em vender as ações, deve seguir o mesmo raciocínio, porém, analisando o momento em que o preço do dólar futuro ultrapasse a linha de resistência, esperando o momento em que o ativo volte a ficar abaixo do traçado. 

Vale ressaltar que nesses dois últimos cenários apresentados, o trader está trabalhando de maneira contrária ao mercado, pelo fato dele estar consolidado, ou seja, entre os indicadores, podendo aumentar seu índice de acerto.

Trade na Mão ◦ Todos os direitos reservados © 2022