Como operar dólar futuro no day trade - Trade na Mão

Como operar dólar futuro no day trade

O Day Trade é um tipo de negociação do mercado financeiro que visa o lucro a partir da oscilação de preço de um determinado ativo em operações feitas no mesmo dia.

Dessa forma, comparada com outras maneiras de negociar na bolsa de valores, o Day Trade costuma dar ganhos em um curto período para o trader. Tendo isso em vista, o dólar futuro é uma boa maneira de encontrar rentabilidade a curto prazo.

De fato, ao começar a operar o Day Trade é necessário que o trader mantenha toda a atenção para os gráficos analisados, observando todo tipo de movimentação dos candles, seja em um aumento de valores do ativo examinado ou mesmo a queda deste produto, uma vez que dessa maneira seja possível definir o momento exato da compra ou venda da operação.

De certa forma, uma das principais operações do Day Trade é o dólar futuro, que funciona de uma maneira diferente da moeda de câmbio adquirida para turismo, por exemplo.

 O que é o dólar futuro?

O dólar futuro nada mais é que um produto do mercado financeiro, isso é, com um funcionamento diferente da aquisição da moeda da casa de câmbio, uma vez que esse tipo de investimento não é convertido em dinheiro em espécie. Esse tipo de ativo, na verdade, é operado em forma de contratos que são projetados a partir de futuros contratos do dólar comercial.

No entanto, deve-se saber como em todo tipo de contrato, esse tipo de negociação tem um período para acontecer, todavia, o pagamento só ocorre no final do vencimento da transação.

Dessa forma, caso o dólar futuro esteja acima do valor de mercado no momento da venda do ativo, o comprador acaba se beneficiando da aquisição. Porém, se a moeda estiver desvalorizada ao fim da operação, quem acaba lucrando é o vendedor.

O dólar futuro não é uma moeda física que pode ser utilizada em mercados americanos, por exemplo, e sim um título comprado que pode ou não valorizar em momentos posteriores.

Assim sendo, para operar esse tipo de ativo, deve-se analisar cotações monetárias atuais, mas também observar prováveis cenários, assim vendo se vale ou não a pena efetuar o investimento.

Agora, você já sabe o que é o dólar futuro e como ele funciona, porém, devemos ressaltar a importância de que esta não deve ser a única forma de operar dentro do mercado financeiro, e sim uma nova maneira de diversificar seus investimentos.

Quais estratégias usar para operar dólar futuro no Day Trade?

Segundo o especialista Ródnei Dias, existem algumas estratégias que devem ser seguidas para conseguir identificar os momentos corretos para compras e vendas do dólar futuro durante uma operação no Day Trade. Entre elas estão os indicadores:

  • Ajuste: Verificar o ajuste do preço do dólar é muito importante, pois a linha fica durante todo o pregão no mesmo valor, isso é, das 9 horas da manhã até as 16 horas, um mesmo preço fixado se mantém. Após este horário, o valor é alterado até as 18 horas.

    Dependendo do software utilizado para a análise dos gráficos, é possível colocar uma linha de apoio fixa no ajuste para que seja possível observar com mais facilidade.
  • Abertura: após selecionar a linha de ajuste, o trader deve selecionar mais uma linha, chamada abertura. Este traçado indica o preço no momento em que o mercado foi aberto, ficando numa posição fixa até o final do dia.

  • VWAP: o terceiro indicador é o VWAP, sigla para Preço Médio Ponderado Por Volume (Volume Weighted Average Price, em inglês). Ele funciona para ponderar o volume para cima ou para baixo no valor do ativo, como se fosse uma média móvel que pode ser observada durante todo o dia.

Como usar esses indicadores?

Segundo Rodnei Dias, caso o preço do dólar esteja acima dos três indicadores, é considerado que o ativo está em uma tendência de alta, no entanto, essa análise não tem a ver com a tendência de alta do gráfico de altos e fundos observado normalmente.Seguindo a análise e ponderando as três linhas, o trader deve buscar comprar o dólar futuro

No entanto, a compra não deve ocorrer quando o preço está em alta, e sim quando ocorre um movimento chamado pull back, que é o movimento de correção do valor do ativo para baixo. Entretanto, vale ressaltar que esse tipo de ação só deve ocorrer caso o valor esteja acima dos três indicadores.

Caso o preço do dólar esteja abaixo dos três indicadores, o termo utilizado é tendência de baixa. Dessa forma, o trader deve seguir o caminho contrário, e buscar vender o dólar futuro

A venda do dólar futuro deve ocorrer quando o movimento de pull back seja feito de maneira inversa, ou seja, o valor vai subir de maneira considerável, para que dessa forma, caso siga a tendência analisada, o ativo rompa o fundo do gráfico. Além dessas duas condições, ainda temos uma terceira possibilidade.

Essa terceira condição ocorre quando o preço está entre os indicadores. Isso é, podendo ficar entre o ajuste e o VWAP, ou entre o VWAP e a abertura do dia. Neste caso, o mercado é considerado consolidado. 

Caso o mercado esteja consolidado, o primeiro cenário explicado por Rodnei Dias é comprar o rompimento de fundo do valor do dólar futuro, que é completamente o contrário do que deve ser feito caso o mercado esteja em tendência de baixa. Neste momento, devemos traçar uma linha de suporte e esperar que o preço do ativo volte a ultrapassá-la depois de cair abaixo dela.

Neste mesmo cenário, caso o trader esteja interessado em vender as ações, deve seguir o mesmo raciocínio, porém, analisando o momento em que o preço do dólar futuro ultrapasse a linha de resistência, esperando o momento em que o ativo volte a ficar abaixo do traçado. 

Vale ressaltar que nesses dois últimos cenários apresentados, o trader está trabalhando de maneira contrária ao mercado, pelo fato dele estar consolidado, ou seja, entre os indicadores, podendo aumentar seu índice de acerto.

Quer saber mais sobre como operar dólar futuro? Baixe as telas do meu operacional do Day Trade preenchendo abaixo