Trade na Mão

Day Trade: como começar a operar com o pé direito

Quando um investidor inicia sua trajetória dentro do mercado financeiro, é comum que ainda não tenha formado estratégias certeiras para efetuar suas operações. No entanto, grande parte dessas pessoas costumam trilhar seu caminho efetuando investimentos no Day Trade

De fato, pela alta volatilidade deste tipo de operação, além de seus prazos curtíssimos para comprar e vender os ativos, trás muitas vantagens para quem decide investir desta forma. Porém, além de ótimos benefícios, o Day Trade também têm suas desvantagens, exatamente pelos mesmos motivos.

Um investidor deve sempre estar atento aos movimentos que ocorrem no dia a dia, tendências de alta e baixa que podem interferir na análise gráfica, e até mesmo em eventos externos que em alguns momentos conseguem até mesmo virar todo o mercado financeiro de ponta cabeça.

Vale ressaltar também, que ao iniciar sua trajetória no Day Trade, o investidor deve estar preparado para participar de negociações de diversos ativos durante todo o dia. Isso é, ao contrário de outros tipos de operações, no Day Trade a execução da compra ou venda de uma ação ocorre em questão de minutos ou horas, como em alguns casos, no entanto, sempre respeitando se encerrar no mesmo dia, como o próprio nome da atividade sugere.

Como funciona o Day Trade?

Basicamente, o Day Trade funciona como uma operação comum na Bolsa de Valores, isso é, quem está investindo decide o momento de compra e venda de um ativo. No entanto, como toda a negociação é encerrada em um curto período, é possível que sejam efetuados diversos investimentos durante o dia, dessa forma trazendo mais ganhos, ou perdas, para quem está do outro lado da tela.

Quem atua como este tipo de operação está preparado para diversas situações que podem ocorrer durante o dia, e precisa saber encontrar oportunidades de lucrar. Entretanto, o investidor que está iniciando no Day Trade deve manter a calma, pois, um mercado repleto de oportunidades pode tanto alavancar os ganhos, quanto trazer diversas perdas durante um dia de operações.

Vale ressaltar, porém, que quando o investidor está analisando o gráfico de determinada empresa ou outro tipo de ativo que pode ser negociado, não necessariamente o importante é saber se o produto observado está se valorizando, e sim, observar sua volatilidade.

Como o foco do investimento é na oscilação dos preços, a pessoa que investe no Day Trade pode tanto comprar, quanto vender um ativo, dessa forma podendo lucrar até mesmo durante as quedas dos valores de uma negociação.

Quem pode atuar no Day Trade?

O conceito da análise gráfica neste tipo de investimento é basicamente entender se o ativo que está sendo analisado vai oscilar de maneira gradativa e interessante para que seja iniciada uma operação. No entanto, como em todo tipo de especulação, é necessário entender que o Day Trade pode ter um tipo de oscilação diferente a cada minuto, e com isso, deve-se traçar uma estratégia de perda e ganho inteligente para não perder oportunidades no mercado financeiro.

De fato, qualquer pessoa está apta para atuar na bolsa de valores, no entanto, quem está dando os primeiros passos no mundo das rendas variáveis deve sempre estar muito atento para não cometer erros que podem acabar prejudicando sua atuação no mercado financeiro.

O importante é que antes mesmo de iniciar suas operações no Day Trade, sejam dedicadas diversas horas de estudos teóricos e análises práticas utilizando até mesmo vídeos no YouTube ou assistindo cursos, para que dessa forma, ao começar uma negociação, todas as dúvidas que podem ser criadas estejam sanadas e que o investidor esteja completamente pronto para atuar e conseguir uma boa margem de lucro.

Maneiras de diminuir as perdas no Day Trade

Ao finalizar uma análise gráfica para iniciar a negociação de um ativo dentro do Day Trade, o investidor deve decidir o momento certo em que a compra ou venda será feita. Isso é, ao traçar uma estratégia, quem está sob controle da situação deve definir como continuar sua operação, e após isso, continuar analisando para buscar a obtenção de lucros.

Segundo o exemplo prático de Rodnei Dias, deve-se analisar, além dos candlesticks, a média ponderada de volume para definir qual o maior momento de negociações em grande escala em determinado preço no dia analisado.

Segundo o próprio especialista, quanto mais o preço do ativo vai oscilando durante o dia, maior é a quantidade de negociações feitas em um determinado lote, maior a possibilidade de negociar naquele momento.

Neste momento, supondo que o investidor decida efetuar a negociação de um ativo com uma compra, ele deve definir o momento ideal para a compra, ao mesmo tempo que traça  sua estratégia de stop loss. Tradicionalmente, essa linha de stop é definida entre 7 pontos e em alguns casos até mesmo 12 pontos, dependendo de onde é o fundo atingido pelos candlesticks na análise gráfica.

Porém, na análise de Rodnei Dias, o ideal na verdade é definir o stop o mais próximo possível da região analisada como de maior momento de negociação de ativos (Anexo 2). O motivo é simples, se por algum motivo o preço voltar para o valor de maior média de negociações no dia, é possível que esta região não seja respeitada e acabe caindo mais.

Ou seja, como o preço do ativo muito provavelmente continuará caindo durante o dia, mais rapidamente a linha traçada como stop loss será atingida, fazendo com que as perdas ocorridas naquela operação sejam menores das que ocorrem normalmente.

Para facilitar a análise da média de compra e venda,o investidor pode utilizar uma ferramenta conhecida como VAP, ou Volume aPrice, que mostra em tempo real durante a análise gráfica quais foram os pontos de maior negociação de preços durante o dia.

Com tudo isso em mente, podemos ver que o Day Trade é uma maneira de investimentos de certa forma complexa, que só deve ser feita a partir de muito estudo e análise, para que dessa forma dê uma baixa margem de erro. De fato, esse tipo de renda variável só funcionará com muito empenho por parte do investidor, além do reconhecimento de riscos que existem ao longo de cada operação feita.

Quer saber mais sobre como começar a operar day trade com o pé direito? Confira minha playlist no YouTube para iniciantes!

Quer ter saber mais sobre as minhas telas para operar no day trade? Preencha abaixo e receba!

Trade na Mão ◦ Todos os direitos reservados © 2022