Trade na Mão

A importância da decisão no day trade

Você que trabalha como trader, sabe quando tomar decisões importantes para o seu trabalho? Hoje vamos aprender a importância da decisão no day trade. Vamos nessa?

O que é preciso para ser um trader profissional?

Se você acha que para ser um trader profissional uma formação em economia é necessária, está enganado.

Você deve estudar muito, não importando a área de formação inicial. Deve perceber também que o ramo da bolsa de valores não é algo das ciências exatas, e que caminha muito com áreas humanas, principalmente sociologia, filosofia e psicologia.

Para ser um trader, você precisa de muito conhecimento em bolsa de valores, mercado futuro e, principalmente, auto conhecimento.

Mas o que auto conhecimento tem a ver com ser um trader profissional ou em realizar day trade em dólar?

Psicologia no e tomada de decisão no day trade

A área da psicologia caminha de mãos dadas com a economia.

Para que um trader consiga bons resultados, deve saber quando fazer escolhas. E para que isso aconteça, deve ter muito estudo, paciência, entender que infelizmente erros ocorrem, mas saber como superá-los.

trader deve ter uma mente bem resolvida, procurando sempre evoluir nessa área, acima de tudo.

Clicar em qualquer oferta que ver pela frente ou cometer sempre os mesmos erros, mostra uma incapacidade de tomar boas decisões, algo que está totalmente atrelado a questões psicológicas.

Entender que a mente também precisa de cuidados é o primeiro passo para evoluir, não só no trabalho de trade, mas como pessoa.

Existem áreas do nosso cérebro que são as responsáveis pela tomada de decisões, e quem vai comandar o estudo dessas áreas é a neurociência.

Neurociência e a tomada de decisão no day trade

O cérebro humano é uma parte muito complexa, aonde cada lado está responsável por uma ação no nosso corpo.

As ações são tanto físicas (como os movimentos), quanto psicológicas (como nossas emoções e decisões).

Entender como funciona o cérebro é fundamental para entender nossa vida e trabalho, principalmente quando temos que tomar decisões e fazer escolhas.

Controlar as emoções e utilizar a razão é uma grande dica na hora de comandar um day trade em dólar, por exemplo.

Quem comanda esses estudos dentro da neurociência é a neuropsicologia.

Ela mostra que a tomada de decisões é uma função que quem realiza é o córtex pré-frontal. Além da tomada de decisões, funções como solução de problemas, memória operacional, planejamento e estabelecimento de metas são feitas lá também, mais especificamente pelo circuito dorsolateral.

Pessoas com lesões frontais apresentam mais dificuldade em organização e solução de problemas que as outras.

Porém, nosso cérebro trabalha de forma diferente com perdas e ganhos.

Ele irá registrar de forma mais detalhada cada perda e erro nosso, já que temos uma atividade cerebral maior no hemisfério que cuida das “punições” do que temos quando ganhamos algo.

Por esse motivo que o medo de perder e fracassar dentro do mercado futuro ou bolsa de valoresé mais forte que o prazer da vitória.

Tomada de decisão no day trade: O que dizem os estudiosos?

Daniel Kahneman, vencedor de um Nobel, desenvolveu algumas teorias analisando a motivação e a tomada de decisões no campo da economia.

Ele acredita que a mente funciona de duas formas: uma intuitiva e outra devagar, sendo que a segunda é mais lógica.

A primeira controla uma atividade mais involuntária e rápida. A segunda aparece quando realizamos tarefas que exigem uma concentração.

Ou seja, podemos perceber que nosso cérebro, algo tão complexo e de difícil compreensão, trabalha de formas diferentes.

Na hora do trade, devemos nos manter calmos para que as duas partes do cérebro trabalhem se complementando. Dessa forma, ações rápidas podem ser feitas de forma mais pensada e concentrada.

Por esse motivo que as emoções devem ser trabalhadas de forma intensa e com dedicação. Se manter tranquilo, principalmente no trabalho de trader é muito mais que necessário: é ciência!

E então, entendeu um pouco sobre a importância da tomada de decisão no day trade e como nosso cérebro funciona na hora do trabalho no trade? Não deixe de ler nossas outras postagens. Até a próxima!

Trade na Mão ◦ Todos os direitos reservados © 2022